03_foto projetos 02
03_foto projetos 01
03_foto projetos 02
03_foto projetos 01

Projeto: Amigos do Futuro

instituto-votorantimPeríodo: 10/2003 - 02/2004
Local: Niquelândia (GO), Laranjeiras (SE) e Aracaju (SE)

O Projeto Amigos do Futuro é uma iniciativa coordenada pelo Instituto Votorantim, que tem como objetivo promover um ambiente de educação e conhecimento para os funcionários, familiares e comunidades onde se situam as unidades do Grupo Votorantim. Para isso, conta com a parceria de instituições de reconhecida capacidade técnica e institucional na implementação dos projetos, em especial o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

O objetivo desta avaliação foi analisar o processo de implementação e desenvolver atividades de sistematização do Projeto na Unidade da Votorantim de Niquelândia – Companhia Níquel Tocantins, de Goiás, que iniciou suas atividades no ano de 2003.

 

Projeto: Assessoria à Gestão do Instituto

Período: 11/2003 – 09/2004
Local: São Paulo (SP)

Com o objetivo de contribuir para a reformulação da ação social da entidade o IDECA desenvolveu uma série de atividades junto à direção que compreende, desde a formulação de indicadores de acompanhamento e avaliação de projetos sociais e respectivos roteiros até a análise de projetos apoiados pelo Instituto.

 

Projeto: Escola em Ação

Período: 01/2005 – 07/2008
Local: Paulista (PE)

O projeto Escola em Ação atua no município de Paulista - Pernambuco, para melhorar a formação e desenvolvimento de professores, supervisores e diretores de escolas públicas, e, como conseqüência, aperfeiçoar a alfabetização de todos os alunos do Ensino Fundamental.

Em 2008, a iniciativa beneficiou em torno de 7,5 mil alunos através da capacitação de mais de 400 profissionais entre professores, diretores e vices, supervisores regionais e locais e profissionais do Departamento de Gestão Escolar em 62 escolas do município.

Ao lado da Votorantim Cimentos, participam o CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária), a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação do Paulista. A meta é chegar em 2010 com todos os alunos do Ensino Fundamental completamente alfabetizados, reduzindo a taxa de distorção idade-série e formalizando uma estruturação do plano de carreira do professor.

O IDECA efetuou a construção do marco zero, a avaliação diagnóstica, a avaliação dos resultados parciais. Desenvolveu um sistema de avaliação do projeto para monitorar e avaliar o desenvolvimento do programa visando maximizar os resultados obtidos.

Rua Apinagés, 2.032 - Mapa de Localização
Sumaré - São Paulo - SP - CEP 01258-000
Fone|fax (11) 3841-9823 / 3845-6386 - Contato