03_foto projetos 02
03_foto projetos 01
03_foto projetos 02
03_foto projetos 01

Projeto Respeitar é Preciso!

Período: Agosto/2016 – Agosto/2018

O Instituto Vladimir Herzog, em sua linha de atuação educacional, busca abordar e desenvolver ações relacionadas à implementação e defesa dos Direitos Humanos. O Instituto tem buscado investir nos processos educativos, tendo em vista seu poder transformador e o fato de pode propiciar o compromisso das novas gerações com os princípios que sustentam os Direitos Humanos.
Em função disso, foi estabelecido uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para a implementação do Projeto Respeitar é Preciso! - Processo formativo junto a técnicos e educadores, apoiados por um conjunto de materiais, que abordam questões relativas ao respeito mútuo, com foco no reconhecimento e valorização da diversidade cultural, geracional, étnico-racial, religiosa, sexual, de gênero, intelectual, física e sensorial.
Visando dar subsídios ao projeto, para que este possa reajustar suas estratégias e procedimentos, o IDECA - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária realizou a construção de matriz lógica avaliativa do projeto, Construção dos instrumentais de Marco Zero, Construção de um Sistema de Monitoramento e Avaliação que permita ao Projeto verificar o andamento da implementação das ações propostas, bem como corrigir rumos visando a maximização de resultados e elaboração de relatório executivo com os dados iniciais da coleta do marco zero.
Em 2017 o IDECA irá elaborar os relatórios de monitoramento a cada três meses (6 relatórios), verificando o andamento das ações a partir dos dados coletados pelo Sistema de Monitoramento já construído. Estes relatórios servirão como insumo à coordenação, para possíveis medidas de correção de rumos.
Em 2018 será feita a Avaliação de Resultados - ao final do projeto, para verificar as alterações de entendimento e práticas escolares nas temáticas abordadas pelo projeto, ou seja, verificar em que medida foram alcançados os objetivos propostos.

Rua Apinagés, 2.032 - Mapa de Localização
Sumaré - São Paulo - SP - CEP 01258-000
Fone|fax (11) 3841-9823 / 3845-6386 - Contato