03_foto projetos 02
03_foto projetos 01
03_foto projetos 02
03_foto projetos 01

Projeto: Chapada

naturaPeríodo: 10/2006 – 08/2007
Local: Boa Vista do Tupim, Ibitiara, Iraquara, Jacobina, Souto Soares, Itaetê, Miguel Calmon, Ouriçangas, Taperamutá e Utinga (BA)

A Natura vem apoiando, através do Projeto Crer Para Ver, a formação de professores e de formadores em 27 municípios da Chapada Diamantina, com foco em leitura e escrita, visando a melhoria do ensino de 1ª à 4ª série. O Projeto tem como objetivo central: “Garantir à criança e adolescente a sua permanência na escola e o pleno desenvolvimento das competências na área de leitura e escrita”.

Para a avaliação, foram escolhidos apenas 10 municípios: 5 municípios que iniciaram o Projeto em 2000 - Boa Vista do Tupim, Ibitiara, Iraquara, Jacobina, Souto Soares; 5 municípios que entraram no Projeto em 2005 – Itaetê, Miguel Calmon, Ouriçangas, Taperamutá, Utinga.

O IDECA realizou uma avaliação de resultados do projeto, levantando e resgatando historicamente suas práticas, estratégias, processos de decisão e resultados obtidos. Efetuou a sistematização do Projeto, a partir dos levantamentos e reflexões produzidos pela avaliação.

 

Projeto: Projeto Comunidade do Entorno

Período: 07/2007 – 01/2008
Local: Cajamar (SP)

No processo de instalação da fábrica da Natura no município de Cajamar, a empresa procurou conhecer e intervir nas questões sociais locais, nascendo assim, o Projeto Comunidade do Entorno, que congrega diferentes ações, desenvolvidas ao longo destes últimos 10 anos.

O IDECA avaliou a qualidade da relação da Natura com a comunidade de entorno de Cajamar, nos seguintes aspectos: avaliar o fortalecimento e impacto institucional promovido a partir dos principais projetos e ações desenvolvidas, identificar as percepções dos participantes sobre a atuação da empresa, levantar o grau de conhecimento e entendimento dos funcionários da Natura sobre as ações desenvolvidas, identificar se as ações desenvolvidas se constituem em um modelo de intervenção de desenvolvimento sustentável.

Projeto: Construção de sistema avaliativo para a Secretária de Educação de Cajamar

Período: Março/2013 – Dezembro/2013

Em 2013, o Ideca construiu um Sistema Avaliativo para a Diretoria Municipal de Educação de Cajamar, estabelecendo os princípios orientadores do sistema e de seus indicadores correlatos. Foi realizado: análise dos componentes curriculares municipais, com identificação das habilidades trabalhadas e sugestão de possíveis ajustes; construção de Matriz de Indicadores atrelada a cada componente curricular; construção de instrumental avaliativo complementar (questionários, fichas de observação); e análise de desempenho dos alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, para exemplificar ao município as possibilidades analíticas. Com o objetivo de permitir ao município a estruturação de suas próprias avaliações, também foi construído um Banco de Itens para os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Rua Apinagés, 2.032 - Mapa de Localização
Sumaré - São Paulo - SP - CEP 01258-000
Fone|fax (11) 3841-9823 / 3845-6386 - Contato