03_foto projetos 02
03_foto projetos 01
03_foto projetos 02
03_foto projetos 01

Projetos: “ Se liga” e “ Acelera”

Período: Jan/2013 – Dez/2013

O Instituto Ayrton Senna vem desenvolvendo, desde 2010, em parceria com o MEC, um Programa de Correção de Fluxo, composto de dois projetos - Se Liga e Acelera Brasil. Em 2010, esses programas foram inicialmente implementados em 419 municípios, sendo que em 2012, estiveram presentes em 223 municípios.
Segundo documentos do Programa, seus objetivos são claros:

  • Se Liga - Alfabetizar alunos com distorção idade-série matriculados até o 5º ano do EF.
  • Acelera - Corrigir o fluxo escolar dos alunos, com garantia de aprendizagem e saltos nas séries.

Para que estes objetivos possam se realizar, é necessário que se efetive uma parceria com as prefeituras, pois as ações incidem diretamente nas redes municipais de ensino.
O IDECA realizou a avaliação da implementação dos programas visando capturar a percepção que os participantes dos programas tinham sobre estratégias, procedimentos e resultados, refletindo nos 3 eixos de atuação dos programas: impacto nas políticas públicas, os processos de gestão e os processos pedagógicos.


Projeto Plinks

Período: julho/2013 – dez/2013

O Projeto Plinks é uma plataforma de jogos digitais de rede social, lúdica e de aprendizagem onde os alunos e educadores se encontram, conversam, brincam, aprendem e participam de jogos e desafios. Foi desenvolvida pela Joy Street e Instituto Ayrton Senna com os parceiros estratégicos Instituto Natura e Fundação Telefônica.
O projeto tem por objetivo promover a aprendizagem e engajamento de crianças de 9 a 13 anos em práticas de letramento (língua portuguesa) e numeramento (matemática), por meio de uma plataforma de rede social e jogos digitais.
Visando dar subsídios ao projeto sobre o processo de implantação e resultados imediatos obtidos, para que este possa reajustar suas estratégias e procedimentos, o IDECA - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária se propôs a executar: A Construção de Matriz Lógica Avaliativa, Avaliação de Marco Zero e Resultados.

Rua Apinagés, 2.032 - Mapa de Localização
Sumaré - São Paulo - SP - CEP 01258-000
Fone|fax (11) 3841-9823 / 3845-6386 - Contato