03_foto projetos 02
03_foto projetos 01
03_foto projetos 02
03_foto projetos 01

Projeto: Expedição Vaga Lume

vagalumePeríodo: 08/2005 – 10/2005
Locais: São Gabriel da Cachoeira (AM), Caracaraí (RR), Carauari (AM), Castanhal (PA), Alter do Chão (PA) e Chapada dos Guimarães (MT).

A Associação Vaga Lume desenvolve desde 2002 o Projeto Expedição Vaga Lume com o objetivo geral de contribuir para o desenvolvimento comunitário, especialmente nos aspectos culturais, educacionais e organizacionais de comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira.
Atualmente os objetivos específicos do projeto são assim definidos: implantar e fortalecer bibliotecas comunitárias, sensibilizar e mobilizar a comunidade para questões culturais e ambientais locais e integrar e articular atores sociais locais.

Para a avaliação do Projeto Expedição Vaga Lume foram realizadas as ações: construção do marco lógico em conjunto com a equipe da Associação; seleção de uma amostra de bibliotecas a serem pesquisadas a partir de critérios que garantissem a maior diversidade possível entre regiões, tipos de organização comunitária e população e formas de intervenção e pesquisa de campo junto às comunidades escolhidas.

A avaliação nas seis comunidades selecionadas procurou realizar um amplo levantamento de dados e informações junto aos diferentes públicos envolvidos, as estratégias desenvolvidas, as práticas existentes, as principais dificuldades e resultados e a percepção de potencialidades a serem exploradas.

Rua Apinagés, 2.032 - Mapa de Localização
Sumaré - São Paulo - SP - CEP 01258-000
Fone|fax (11) 3841-9823 / 3845-6386 - Contato